Exu é a entidade mais incompreendida na Umbanda, a que desperta mais temor e ao mesmo tempo mais admiração de todos. Exu é o dono dos caminhos, o guardião do poder e do conhecimento para manipular as energias do bem e do mal. A Pomba Gira é o Exu mulher, a manifestação da energia feminina. Costumam incorporar com muitas gargalhadas, consomem bebidas alcoólicas, fumam e ancoram as energias mais densas da matéria.
Exu na Umbanda
Na Umbanda, Exu apresenta-se não como Orixá, mas como mensageiro dos Orixás e guardião e protetor dos templos e terreiros. Trabalha conduzindo energias pesadas, desfazendo demandas e é responsável pela abertura de caminhos, como preconiza a tradição Iorubá. Costuma ser cultuados geralmente no primeiro dia do mês, ou no primeiro dia de abertura dos trabalhos, para proteger os templos de energias perversas e malignas.
Diferentemente do que muitos pensam, Exus não são entidades do mal, eles trabalham com as energias para execução de seus trabalhos e seguem a doutrina da casa (terreiro) onde trabalham e dos médiuns que os incorporam, por esse motivo, os Exus em nossa tenda somete praticam o bem e a caridade, quebram demandas, mostram caminhos, etc. Eles são muito confundidos com quiumbas, que são espíritos inferiores, zombeteiros e trevosos que se apresentam com a falsa roupagem de Exus e chegam nos templos somente para beber demasiadamente, disseminar fofocas e praticar a maldade.
Nas a verdade é uma só: Exu não é amigo! Exu é caminho, é guardião, é respeito, é lealdade, é aplicação de lei, é força, é vitalidade.
Exu na Mitologia Iorubá
Na mitologia Iorubá, Exu é o mais destemido dos Orixás, o único que se dispôs a duelar com a Morte (Icú). Quando a Morte ia golpeá-lo, Exu foi defendido por Orummilá (o detentor dos mistérios do destino – oráculo de Ifá), perpetuando a ideia de que ninguém pode derrotar a Morte, mas Exu é capaz de desafiá-la. Exu representa a sexualidade, a fertilidade e o seu símbolo é um falo gigante, motivo pelo qual foi “demonizado” pela Igreja Católica.
Sua energia está relacionada as fontes primordiais da vida, ele é apontado como o primeiro ser criado (Yangui ou Yangí), portanto, está relacionado ao elemento terra. Representa a dualidade amor e ódio, sagrado e profano, amigo e inimigo, pois ancora a dicotomia humana. Por este motivo, diz-se que Exu trabalha tanto para o bem quanto para o mal.
Exu é também encarregado pela comunicação, por isso, nos jogos de búzios, geralmente, Exu abre e responde ao Ifá (oráculo dos búzios). As lendas africanas contam que Exu era encarregado de ficar nas encruzilhadas antes dos castelos, avisando aos visitantes o local das festas e, como chantagem, Exu solicitava que o visitante entregasse a ele um pouco da comida que levava para os banquetes, originando-se daí o preceito que afirma que “Exu deve comer primeiro”.
Saudação a Exu
Em respeito a energia de grande força de Exu, costuma-se pedir licença antes de adentrar aos espaços destinados à eles. Deste modo, antes de entrar no Reino, deve-se bater 3 palmas para “avisar” que estão entrando e saudá-los com a expressão “Larouiê Exu!” que significa “Salve Exu ou Salve o Mensageiro”. E com os dedos das mãos entrelaçados para baixo respondemos: “Exu é Mojubá” que significa respeito, “eu te respeito Exu”. Quando apontamos aos mãos para baixo, significa que estamos entregando a terra e a Exu as energias mais densas.
Do mesmo modo, quando sairmos, devemos repetir os cumprimentos e sair com o corpo virado para dentro do Reino, em sinal de respeito. (Não se dá as costas para Exu).
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional
Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos.O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.